segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Surplus

Lixo, muito lixo. Consumo, muito consumo. Capitalismo, vida simples é possível? Surplus é um filme baseado em imagens e discursos de governantes como Fidel Castro. Um tiro curto de 50 minutos, uma reflexão sobre o problema de fundo da humanidade: o capitalismo sem controle ou como diz a sinopse oficial: "Um olhar sobre o jeito de ser e de viver da humanidade, este trabalho coloca em discussão não apenas a vida em sociedade e a ordem estabelecida, como também a própria essência humana. As necessidades dos homens, as maneiras de reagir a elas e as formas de controle social acabam por comprometer todo o ecossistema terrestre, sem exceção às relações humanas."

http://video.google.com/videoplay?docid=-7400393743229742503#

Sobre o Tela Viva

TELA ViVA é um projeto que envolve pintura, expressão corporal e fotografia, com enfoque na temática poética marginal.

A pintura corporal existe há muito tempo. O homem sempre pintou o corpo como um hábito cultural que vem de encontro com a estética, a religião, os ritos, as festas, as guerras etc. Contudo, a proposta norteia-se por pesquisas a respeito das linguagens artísticas da tatuagem e da arte contemporânea com enfoque na instalação, na pintura corporal.

Há que se destacar a aprendizagem significativa em um novo olhar que se tem a partir da compreensão de que o corpo deve ser respeitado e priorizado e que, tanto a tatuagem quanto a pintura corporal são portadores de uma conotação histórico-social em determinadas civilizações como a indígena, a africana, a budista, dentre outras.

O ato de pintar o corpo revela sentido para aqueles que as praticam, o que não ocorre com o homem ocidental que incorpora essas práticas em detrimento dos valores de outras culturas transformando, tanto as tatuagens quanto as pinturas corporais, em modismo. O resultado final do projeto pretende provocar no público tais reflexões.