segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sobre o Tela Viva

TELA ViVA é um projeto que envolve pintura, expressão corporal e fotografia, com enfoque na temática poética marginal.

A pintura corporal existe há muito tempo. O homem sempre pintou o corpo como um hábito cultural que vem de encontro com a estética, a religião, os ritos, as festas, as guerras etc. Contudo, a proposta norteia-se por pesquisas a respeito das linguagens artísticas da tatuagem e da arte contemporânea com enfoque na instalação, na pintura corporal.

Há que se destacar a aprendizagem significativa em um novo olhar que se tem a partir da compreensão de que o corpo deve ser respeitado e priorizado e que, tanto a tatuagem quanto a pintura corporal são portadores de uma conotação histórico-social em determinadas civilizações como a indígena, a africana, a budista, dentre outras.

O ato de pintar o corpo revela sentido para aqueles que as praticam, o que não ocorre com o homem ocidental que incorpora essas práticas em detrimento dos valores de outras culturas transformando, tanto as tatuagens quanto as pinturas corporais, em modismo. O resultado final do projeto pretende provocar no público tais reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário