segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Os territórios livres temporários e a Sound Circus.


A idéia de território livre temporário foi sintetizada pelo TAZ (temporary Autonomous Zone), livro que serviu como uma inspiração essencial pra mim Moema Freitas ao escrever este texto. Em 2008 acabei vivenciando na prática a teoria de bando, sem nem ao menos estar ciente disso, o ocorrido se passou na cidade de canavieiras em um núcleo de Somaterapia Anarquista da qual tive o prazer e o desprazer de permanecer durante um ano.  Em Vitória me vejo em um papel efêmero de expectadora, que tem lá suas inquietações.
           Cuidar de uma lona de circo multicultural, nos faz pensar o tempo inteiro o que é um processo criativo, e de como nossa arte atua em cada espaço, desenvolvendo, somando, criando e modificando. Muitas vezes vejo como um tráfico de idéias onde cada um bota a sua  em questão na roda e a utiliza, alguns vendem, outros prostituem, nós marginalizamos. Pensar de forma coletiva não é fácil, nos questionamos o tempo inteiro sobre o papel de cada nuclear dentro do projeto, de forma que cada um assume de acordo com a sua área, em realidade funciona como uma moeda de troca. Amanha alguém pode chegar e dizer: “Olha, eu sou designer e gostaria de fazer o flyer da próxima festa”. Todos podem participar. 
De uma forma natural acredito que o evento acaba sendo uma celebração da contracultura, Não só na música como na linguagem artística do circo, do mambembe e de toda uma trajetória de vida de Deborah Schulz e Shita Yamashita que produziram o projeto sete vezes. É a primeira vez que o projeto Sound Circus está sendo montado no estado do ES , sendo 7 “Rounds” anteriores , O oitavo round foi contemplado pelo projeto Rede Cultura Jovem no edital de  2011, ainda em execução  estamos ansiosos para a estréia  da primeira festa Sound Circus  que tem previsão  de acontecer em dois lugares, Praia de Carapebus  na Serra (galeria de arte Odara Ondina)  e na Universidade Federal (UFES) em Vitória, contando sempre com a possibilidade de itinerância.
O movimento Sound System ainda é pouco conhecido e difundido aqui no estado.Posso perceber  algumas movimentações como o projeto GEO DUB que acontece todas  as quintas -feiras do mês na universidade federal. Caixas de som, pen drives e reggae now de altíssima qualidade, uma espécie de Dance a Dub contemporânea, e dos Vinil’s do Periférico Dub que vem movimentando essa cena há algum tempo. Também não deixaria de comentar sobre a Fogueirinha Vibe da qual eu mesma intitulo de a “maravilha contemporânea do experimentalismo”. Reuniões de pessoas (conhecidas ou não) para um fim comum onde “todos podem participar, mas nem todos podem permanecer por muito tempo”, esse termo foi sugerido graças à própria universidade federal que  constantemente tenta impedir as reuniões que acontecem sempre todas as terças-feiras, geralmente o mesmo discurso federal que vem desde a época da ditadura “Não pode, mas porquê¿!, não pode!”  Não vejo a fogueirinha como uma contestação, seus freqüentadores não se sentem nem mais nem menos, apenas fazem parte da celebração, se trata de um espaço aberto e todos podem participar, é uma zona de arte em transformação e a igualdade diante dos instrumentos percussivos,  um mix de tambor com citara, pandeiro com flauta, e um repertório encantador de vozes que cantam e encantam.
 Com todo o universo conspirando a favor a fogueirinha conta com a presença de seres intergalácticos que são sempre muito bem recebidos, principalmente nas calouradas do curso de ufologia.

Podemos combater o poder criando espaços sim (virtuais ou não) de liberdade que surjam e desapareçam o tempo todo. As provas de que essa estratégia funciona, Hankim Bey vai buscar  entre os piratas dos séculos  XVI e XVII, nos quilombos negros  da América e nas efêmeras republicas libertárias no inicio do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário